Pesquisa compara dois tipos de suplementação no combate à anemia
|

Foto: Agência Notisa
|
Resultados mostram que, apesar de inúmeros estudos relatarem a
superioridade da associação do sulfato ferroso à vitamina A quando
comparado ao sulfato ferroso isolado, ambos tiveram respostas
satisfatórias.
A Organização Mundial de Saúde estima a existência de 2,3 bilhões de
pessoas com anemia ferropriva em todo o mundo. As condições
sócio-econômicas são responsáveis, geralmente, pela ocorrência de anemia
associada a carências nutricionais, sobretudo de ferro e de vitamina A.
O baixo nível de escolaridade materna, a falta de saneamento básico, a
reduzida duração do aleitamento materno exclusivo, a ocorrência de
diarréia e o precário estado nutricional têm sido relatados como
exercendo impacto significativo na redução dos níveis de hemoglobina.
Nesse sentido, Rute Pereira e equipe da Universidade Federal de
Pernambuco resolveram avaliar a eficácia da suplementação do sulfato
ferroso associada ou não à vitamina A no controle da anemia ferropriva
em alunos.
O estudo foi realizado no município de São João em 1999 com 267
estudantes. Um grupo recebeu 200mg de sulfato ferroso e o outro recebeu
dose similar de sulfato ferroso associado a vitamina A, durante 30
semanas. De acordo com artigo publicado na edição de junho de 2007 dos
Cadernos de Saúde Pública, O ferro e a vitamina A parecem agir de forma
sinérgica em algumas etapas do metabolismo orgânico. É provável que a
vitamina A atue na mobilização do ferro dos estoques dos tecidos
orgânicos, favorecendo a disponibilidade do metal à hematopoiese, na
síntese da hemoglobina (Hb).
Os resultados mostram que a prevalência de anemia ao final foi reduzida
de 48,4%, para 17,7%, no grupo que recebeu sulfato ferroso, e de 58,1%,
para 14,3%, no grupo que recebeu sulfato ferroso associado à vitamina A.
Segundo a equipe, não houve diferença significativa entre os grupos
quanto às médias de hemoglobina e quanto à proporção de anêmicos, assim
como não houve vantagem adicional com a associação da vitamina A. As
pesquisas têm avaliado a eficácia das estratégias de intervenção
utilizadas no enfrentamento da anemia ferropriva. Dentre as ações
propostas, destacam-se a administração semanal de sais de ferro, assim
como a suplementação do ferro associada a outros micronutrientes como
formas de intervenção para prevenção e controle desse estado carencial.
Nos resultados apresentados, embora a suplementação combinada tenha
mostrado um impacto significativo, tanto na correção da anemia, quanto
no incremento da concentração média de Hb, não foi evidenciado qualquer
efeito terapêutico adicional dessa suplementação, comparada com a
suplementação isolada de ferro, afirmam os especialistas no artigo.
Dessa forma, os pesquisadores sugerem a realização de novos estudos: os
resultados observados no nosso estudo apresentam indícios da eficácia do
esquema com sulfato ferroso exclusivamente na prevenção e controle da
deficiência de ferro e da anemia em escolares, no entanto parece não
haver um efeito sinérgico potencializador da resposta hematológica com a
vitamina A, na suplementação combinada com ferro. Sugerem-se novos
estudos sobre o sinergismo desse micronutriente no status do ferro,
inclusive com as mensurações de sua dosagem hematológica antes e
depois das suplementações.
Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)
|