E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

08/05/2013 - 08:19:05

Salas Temáticas
5ª Conferência Municipal da Cidade garante participação da população. Salas temáticas tratarão de assuntos de interesse de toda comunidade, que podem apresentar propostas
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


A população tupãense está convidada a participar nos dias 11 e 18, das 8h30 às 11h30, na FACCAT, da 5ª Conferência Municipal da Cidade. A Conferência contará com três salas temáticas onde empresários, profissionais liberais, autônomos, funcionários públicos e privados e sociedade civil organizada poderão na oportunidade apresentar propostas sobre o tema proposto para a sua sala.

Também o cidadão poderá apontar soluções viáveis para ser colocadas em pratica pela administração municipal. Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós; Reforma Urbana Já” as salas temáticas são: 1 - Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Trânsito; 2 - Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e 3 - Cultura, Educação, Esportes, Promoção Social e Saúde.

As salas contarão com relator e mediador para que as discussões possam ser feitas de forma democrática e organizada. O cidadão que adentrar à FACCAT poderá escolher qual sala temática ela poderá contribuir mais com suas sugestões e conhecimentos sobre o tema proposto. O coordenador da 5ª Conferência das Cidades, Thiago Santos, disse que a Conferência das Cidades é uma oportunidade para que a população possa participar da administração municipal apresentando idéias, sugestões e críticas. “Convido a população de Tupã para que realmente participem deste evento que sem dúvida nenhuma estará abordando temas que serão do interesse de todos”.

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através do site www.tupa.sp.gov.br disponibilizou em sua página inicial um banner que é só clicar na 5ª Conferência das Cidades e colocar seu nome, e-mail e apresentar sua sugestão. Não é necessária inscrição prévia, aberto a participação de toda a sociedade civil.

A Conferência Municipal da Cidade tem como objetivo apresentação de propostas, levantamento dos problemas locais, e debates de idéias para o desenvolvimento urbano e econômico. Dia 18, haverá o encerramento com a entrega da Ata, anúncio dos trabalhos e propostas para o Plano de Ação, e além das propostas apresentadas, a conferência servirá também para a escolha dos seis delegados e seis suplentes que irão representar Tupã na Conferência Estadual.

A Comissão é composta de 20 membros, representando os poderes executivo e legislativo, sociedade civil, entidades sociais, entidades sindicais, acadêmicos e profissionais e ONGs. A missão será levar um pouco mais de informações importantes nas questões de habitação, saneamento, mobilidade, institucionais, meio ambiente, entre outros pertinentes, ao desenvolvimento urbano, e principalmente estimular e orientar a participação da sociedade, movimentos populares, empresários, trabalhadores, profissionais/acadêmicos, ONGs, em cada município do nosso estado para, em conjunto, apresentar soluções que melhorem a vida de todos.

O vice-prefeito Thiago Santos é o coordenador da Conferência e pede que toda sociedade participe, apresentando propostas e indo até a FACCAT para discutir com a população presente os temas mais importantes de cada sala. “Queremos que a população aponte caminhos, ajudem-nos a criar políticas públicas de qualidade e que possam ser implementadas a curto, médio e longo prazo, porque uma cidade se constrói a cada dia, com a participação de todos”, enfatizou Thiago.

Desde o início do governo Luis Inácio Lula da Silva algumas reivindicações históricas do movimento e do Fórum Nacional de Reforma Urbana foram atendidas. Entre elas, a criação do Ministério das Cidades e a criação do Conselho das Cidades. Nesse sentido, no ano de 2013 foi realizada a I Conferência Nacional das Cidades.

Outro ponto importante é que a 5ª Conferência será realizada em conjunto com o Fórum de Debates, outro importante instrumento de participação popular criado pelo prefeito Manoel Gaspar e que busca inserir o cidadão que vive na cidade a participar do dia a dia, apresentando propostas.