E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

18/03/2013 - 08:36:10

Odontologia em UTI
Hospital São Francisco sediou a primeira Turma do Curso de Odontologia em UTI
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



Aconteceu nesse último final de semana, nas dependências do Hospital São Francisco, o primeiro módulo do I Curso de Aprimoramento em Odontologia Intensiva do interior do estado de São Paulo.

Essa é mais uma conquista do São Francisco para a cidade de Tupã. Nossa cidade é a quarta do país a oferecer um curso desse padrão, referendado pela SOBRATI – Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Antes, apenas São Paulo, Brasília e Belém do Pará estavam habilitadas a oferecer curso semelhante.

Está em fase final de tramitação no Congresso Nacional lei que torna obrigatória a presença de cirurgiões dentistas com habilitação em atendimento intensivo em todas as UTI's do país. Aprovada por unanimidade em plenários e em todas as comissões pertinentes, a lei aguarda apenas a sanção presidencial.

Assim, haverá, em curto espaço de tempo, uma imensa necessidade em todo o país, de dentistas com formação nessa área. O São Francisco, mais uma vez, se adiantou aos demais hospitais do país. Há mais de um ano, a UTI do São Francisco já conta com a atuação rotineira de cirurgiãs dentistas. Isso, comprovadamente, reduz o risco de infecções e pneumonias em pacientes críticos, melhora o prognóstico e aumenta a chance de sobrevivência em pacientes internados em UTI, acelera a recuperação, melhora o conforto, dignifica o atendimento aos pacientes criticamente enfermos.

A cidade de Tupã recebeu, nesse final de semana, cerca de duas dezenas de profissionais vindos de diversas regiões do Brasil, inclusive de regiões distantes como o Rio Grande do Sul, Paraná e outros, visando aprimorar aqui em Tupã os seus conhecimentos.

Essa é mais uma iniciativa que diferencia a cidade de Tupã, como referência em saúde de qualidade, para todo o país, e o Hospital São Francisco, em especial, como pólo formador de medicina de alta qualidade e excelência em saúde, reconhecido por todo o país.