E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

08/04/2011 - 12:19:22

Amigo da Criança
São Francisco mantém o título “Amigo da Criança” há 13 anos
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


A equipe de atendimento materno infantil do Hospital São Francisco de Tupã esteve em São Paulo esta semana, participando do evento de confirmação do título “Hospital Amigo da Criança”. Esse título é um reconhecimento dado pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-americana da Saúde e UNICEF àqueles serviços que se esmeram em oferecer na sua maternidade, condições de atenção humanizada, baixas taxas de mortalidade neonatal, e de partos cesarianos e promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

A série inclui várias medidas como ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço; treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma e informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

Também fazem parte dos 10 passos ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto; mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos; não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica e praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

O hospital adotou ainda em sua rotina diário de atendimento medidas importantes como encorajar a amamentação sob livre demanda; não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas e encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Conquista histórica

O Hospital São Francisco de Assis foi o quarto hospital do Estado de São Paulo a conseguir esse título. Desde então, tem se destacado a nível nacional como um dos hospitais que mais desenvolvem iniciativas e apresenta bons resultados nesse campo.

Prova disso é que, constantemente, equipes de profissionais de outros hospitais de todo o Brasil agendam visitas de intercâmbio ao hospital de Tupã, para conhecer os projetos e as rotinas de atendimento aqui implementadas, e os cursos de Odontologia Neonatal e Aleitamento Materno ministrados aqui em Tupã, são procurados por profissionais de todo o país.

Passados 13 anos da conquista do título, o Hospital recebeu uma visita técnica do Ministério da Saúde para certificar se os 10 passos necessários para o Sucesso do Aleitamento Materno estavam sendo cumpridos, como preconizado pela OMS/UNICEF. Após avaliação foi constatado o sucesso e o título foi mantido sendo por cumprir todos os passos.

Para toda a equipe materno- infantil responsável pela manutenção do título esta conquista é um grande incentivo para que a cada dia se faça mais pelo aleitamento materno e a humanização da assistência a mães , pais e bebês,defendendo, apoiando e trabalhando diariamente por esta causa.

Desde 1997 a Equipe multiprofissional que assiste o trinômio pai- mãe- filho no hospital vem se empenhando para mudar o paradigma do sistema de cuidado. Este grupo foi crescendo, mais profissionais abraçaram a idéia e, em 1997, o grande esforço foi transformado na conquista do título "Hospital Amigo da Criança".

Agora este título se confirma através do mesmo empenho e dedicação dos nossos profissionais. Com essa iniciativa, o Hospital São Francisco de Tupã se esforça em oferecer à sua clientela de mamães e parturientes o que de melhor e mais atual existe em atenção a mães e bebês, e garante à maioria das gestantes de Tupã e região, que elas estarão sempre sendo atendidas por profissionais altamente especializados e atualizados.